APRENDIZAGEM ATIVA EM UM CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUCAO

APRENDIZAGEM ATIVA EM UM CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUCAO
isbn13
R$ 152,15

O objetivo desta obra foi identificar como a utilização da aprendizagem ativa afeta os discentes, docentes e o currículo de um curso de Engenharia de Produção. A expansão dessa área no Brasil, juntamente à evolução das tecnologias digitais de informação e comunicação, leva ao aumento da complexidade do ensino nesse campo, justificando a análise das consequências do uso dessa abordagem. A hipótese proposta é que o uso da aprendizagem ativa afeta o comportamento dos discentes e docentes gerando uma nova proposta curricular. Para analisar esse fenômeno, optei pela Pesquisa-ação, uma vez que pude observá-lo durante o desenvolvimento da pesquisa. A autora colaborou no planejamento da disciplina Projeto Semestral, na organização de eventos de divulgação interna, na formação dos docentes e na reflexão sobre os resultados alcançados. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado aos discentes, de entrevistas com os docentes, de observações pessoais e de análise documental. O