(IN)DISCIPLINA - UM MODO DE SER E ESTAR NA ESCOLA

(IN)DISCIPLINA - UM MODO DE SER E ESTAR NA ESCOLA
isbn13
R$ 37,08

Na perspectiva discursiva da Análise de Discurso, o silêncio político, ou silenciamento, transita entre a retórica da opressão, no sentido de calar, evitando o que não se quer discutir, questionar, e a retórica da resistência, no sentido de calar quando o outro quer ouvir, ou, até mesmo, trazer outras falas indesejadas. Essa perspectiva trazida para a sala de aula da educação básica pode gerar possíveis respostas às perguntas: Por que discentes calam-se diante do discurso autoritário docente? Ou, por que não se calam e contestam de forma tão desarticulada e, às vezes, agressiva? Em contrapartida, por que o professor, a professora em vários momentos, escolhe calar-se e repetir os discursos de outrem? Apesar de considerar que muitas podem ser as variantes nesse processo, neste livro você encontrará respostas possíveis a essas perguntas, através de reflexões sobre a política do silêncio. Assim, são trazidas as vozes de docentes, discentes e do Brasil, enquanto nação que pensa, organiza e