“DEIXA EU PENSAR. AGORA, DE VERDADE, DEIXA EU PENSAR” - UM ESTUDO SOBRE INTERACOES CRIANCA-CRIANCA NOS PROCESSOS DE ALFABETIZACAO E LETRAMENTO

“DEIXA EU PENSAR. AGORA, DE VERDADE, DEIXA EU PENSAR” - UM ESTUDO SOBRE INTERACOES CRIANCA-CRIANCA NOS PROCESSOS DE ALFABETIZACAO E LETRAMENTO
isbn13
R$ 50,28

"Deixa Eu Pensar, Agora, De Verdade, Deixa Eu Pensar ",fala de uma criança, escolhida pela pesquisadora para intitular o trabalho. A exclamação da criança num contexto interativo junto a outras crianças confirma o diálogo que estabelecemos com o outro e com nós mesmos, permanentemente. O estudo teve como objetivo identificar modalidades de interação social criança -criança que propiciam o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança. A Psicologia Soviética, especialmente os estudos de Vygotsky consiste no eixo teórico central desse trabalho. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede municipal de Uberaba, no Ensino Fundamental, primeiro ciclo, com crianças com sete anos. Buscamos identificar modalidades de interação social nas atividades pedagógicas relacionadas aos processos de alfabetização e letramento. Atividades realizadas pelas crianças em duplas, individualmente e coletivamente foram filmadas pela pesquisadora. Contamos com a significativa participação da p