Apresentamos projetos criativo-musicais fundamentados na
aprendizagem criativa, referencial teórico e abordagem metodológica
que sustentam processos de educação musical em que aprendemos
música criativamente. Os projetos são abertos e fl exíveis, tecendo
um conjunto de ideias para o planejamento, sem delimitar planos
de aula ou uma sequência fi xa de atividades. Assim, à medida que
professores(as) e estudantes participam do processo de modelagem
dos planejamentos, eles vão adquirindo contornos particulares, como
práticas pedagógicas em movimento.
Num movimento de tecer, de tramar, indo e vindo, buscamos,
com cuidado e atenção, as componentes para compor este
livro, que aborda alguns elementos da cultura de um povo
indígena: os Mbya-Guarani.
Para adentrar a mata, o Mbyá pede licença. E, em silêncio,
percorre as trilhas... com olhar e ouvidos atentos em busca
da taquara, do bambu, do cipó e da criciúma... Ajeitam a
taquara, retiram as tiras grossas e fi nas, dão formas e cores.
Desse mo